Relembramos que mais uma vez, para não se perder o espírito, que na Aldeia de Eiras se vão cantar as Janeiras.
Será de dia 1 para dia 2 de Janeiro.
Assim pedimos que preparem o abafadinho, a ginja (tia Regina), para a afinação da voz se manter, e uns os bolinhos para trincar nos intervalos das cantorias. Se mais quiserem oferece, será, certamente, de boa vontade e nós agradeceremos.
Beijinhos e abraços
11 comentários:
Olá aldeãos
Bom ano de 2011 para todos.
Espero pela fotos para apreciar e felicitar os cantores das "janeiras".
Alteração: Em vez do "Cidadão", passo a ser o "Aldeão". OK?
Após o que se tem passado, se és aldeão ou não, a mim não me diz respeito. Perante este blog enquanto não tiver dignidade e orgulho em si para se identificar, sendo isso sinal de que não tem nada a temer, perante seja que aldeão for, não somente os que lhe têm respondido neste blog, continua a ser o "anónimo cidadão".
Bem haja
Bom Ano 2011 para si
Pode explicar melhor, pois não percebi nada. Lamento....
o aldeão
Chefes dos Adeãos
Atão não há fotosdas janeiras?
o Aldeão
que bom é o abafadinho da aldeia, da tia Regina, da Maria Emilia, do tio Horácio,do Zoca etc...
que bom é o abafadinho da aldeia, da tia Regina, da Maria Emilia, do tio Horácio,do Zoca etc...
Blogueiros!...Todos!
De uma vez por todas, vamos ver se nos entendemos! Vou tentar esclarecer algo que ficou menos “esclarecido” com os posts anteriores. Assim:
1 –Tomei a opção de me manter anónimo. Se é/era assim tão mau, causou tantos “estragos”, o gestor do blog não deveria permitir a sua inclusão, permitindo somente os bem intencionados novos Aldeãos. Reconheço não ter sido a melhor solução, mas já é tarde, para voltar atrás. Não estou arrependido, mas podia tê-lo feito de outro modo. Mas também esse é um direito que me assiste, pois que :
3 – Não cometi nenhum crime, não disse uma única mentira, essencialmente não ofendi ninguém. Se qualquer pessoa se sentir verdadeiramente prejudicada que o diga e no sitio certo me identificarei.
4 – Fui em alguns casos relativamente duro com determinados aspectos da vivência destes novos amantes de ALDEIA DE EIRAS:
4.1 - Começando pelo principio: é e/ou foi mentira que tudo começou devido às “dezembreiras”, alterando substancialmente os termos das tradições de quem se diz defensor das mesmas ?
4.2 - É ou não verdade que já tinham fama, talvez má, as comezainas e respectivos excessos etílicos na casa mortuária, motivando um “referendo”, sobre a utilização da mesma?
4.3 – É ou não verdade que as anteriores Janeiras não foram propriamente pródigas em actos que beneficiem os novos Aldeãos e veio a provar-se que o dinheiro ainda não tinha sido entregue no sítio certo? Agora, no recente peditório, 2010/11, foi ou não usada uma lista com as dádivas? Num dos versos das Janeiras que cantaram deve dizer-se mais ou menos assim “ as esmolas que vós dais, não pensais que as comemos, são para mandar dizer missas, por alma de quem lá temos”, foi isto que cantaram ou algumas “dezembreiras” tradicionais nãos se sabe de onde”?
5 – Que amor Aldeão desinteressado é esse que se permite que numa Aldeia de velhos, o fruto de uma parte da festa seja usado na compra de um utensílio devidamente focalizado? Não só pela compra em si, mas essencialmente pela maneira arrogante como o assunto foi referido neste blog?
6 – Ficam então muito ofendidos/as, parecendo “virgens violadas” quando lhes tocaram nos pontos sagrados, mas há coisas que têm de ser ditas. Alguma da afirmações que é dita atrás é mentira? Tudo o que repito agora não é mais que um pequeno resumo do que foi entretanto escrito. Está alguém ofendido? Admito que, talvez no amor próprio, mas essa dor é controlável e ajuda a crescer em comunidade. Somente se pede menos arrogância e mais respeito pela Aldeia .
Findo este processo, pela minha parte claro está, vamos mas é todos arregaçar as mangas, cada um dando o que tem e pode, para o engrandecimento da Aldeia. Vós ajudais coma a vossa irreverência e vigor físico, nós com o nossa experiência acumulada…. Tudo junto deve dar algo de bom, no meu entender.
VIVA A MELHOR ALDEIA DO CONCELHO - ALDEIA DE EIRAS.
Anónimo,
Tinha prometido a mim mesma não responder mais ao Sr. Anónimo em relação aos comentários desagradáveis que tem feito principalmente à família Igreja, mas não consigo, os meus Pais sempre me ensinaram “quem não se sente não é filho de boa gente”. Assim, e pela última vez, vou tentar esclarecer, ponto a ponto, todas as suas dúvidas, colocadas neste. Assim:
1- O blog está aberto a todas as pessoas, anónimas ou não, até porque estamos num país democrático, exactamente para que qualquer um que queira interagir com a Aldeia o possa fazer. Não precisava de ser tão desrespeitador, principalmente com adolescentes. Pode continuar a manter-se anónimo;
2- Não tem nada;
3- Realmente não cometeu nenhum crime, mas é extremamente desagradável a forma como diz/comenta as publicações, no entanto, pode e deve continuar dizer o que pensa... mas pense bem no que escreve porque este blog não foi criado para ofender ninguém. “Mentira” é uma palavra muito forte, portanto prefiro dizer/escrever que fez observações pouco verdadeiras e injustas.
4- Não foi duro, fez observações pouco verdadeiras e injustas. Realmente, “os novos amantes da Aldeia” nasceram em Lisboa, no entanto não significa que não tenhamos o mesmo amor e dedicação pela Aldeia, como qualquer um que nela tenha nascido.
4.1- “As Dezembreiras” – Tudo começou por uma simples brincadeira, em que alguns Aldeões, numa noite de Natal à volta da fogueira, lembraram-se dos seus tempos de crianças e das tradições que havia na Aldeia, entre elas, as cantorias das Janeiras e dos Reis. Como nenhum deles se lembrava das letras, na íntegra, andaram a perguntar, quer entre eles quer entre os mais idosos as quadras, aos pouco e poucos lá se consegui refazer as Janeiras, que não estão completas e os Reis que julgo estarem completos. Assim, surge a ideia de se cantar os Reis, mas como nenhum de nós pode estar na Aldeia no dia de Reis, decidimos cantar num dia qualquer, achamos que o importante não era o dia mas sim a alegria dos Aldeões e “dos novos amantes da Aldeia” em poder tentar reavivar a tradição e como a primeira vez que cantamos, foi em Dezembro, por brincadeiras chamamos “As Dezembreiras”. Contudo o que se cantam são os Reis e não as Janeiras. Este ano 2010 o dinheiro reverte para o arranjos dos Santos padroeiros, para o ano logo se vê, se for necessário para algum melhoramento para Aldeia cantamos na mesmo, no fundo as cantorias não são para enriquecer ninguém, mas sim para nos divertirmos e conforme confirmado este ano, ver fotos, não ofendemos nem prejudicamos nenhum dos habitantes da Aldeia.
4.2- As comezainas e os respectivos excessos etílicos na casa mortuária: confesso que não fosse o sítio mais apropriado para o fazer, no entanto, as pessoas que motivaram o supracitado “referendo”, sobre a utilização da mesma, também lá comeram!!!!
4.3- O dinheiro das “Dezembreiras”, foi sempre dado algum para as missas, no ano de 2009 deu para mandar rezar 3 missas, com o restante, que como deve calcular não era muito, fizemos um almoço no Carnaval (que obviamente não foi suficiente) . A letra dos Reis, que também vou publicar, termina do seguinte modo: “a esmola para os Reis é para fazer uma festa”.
(continua)
(continuação)
5- Há muito tempo que a minha filha Marta bem como a Joana (filha da Adelaide e Tonho Zé) gostavam de poder fazer uma quermesse no dia do almoço convívio de Setembro, nunca deixaram. Este ano, a pedido da juventude foi feita a tal quermesse. As prendas foram dadas por várias pessoas da Aldeia e pelos “novos amantes da Aldeia”. O trabalho inerente à respectiva quermesse foi feito, nas férias, pelos nossos jovens. Seria justo que com o dinheiro realizado da referida quermesse se comprasse qualquer coisa que animasse os miúdos. Desde logo que os 9 representantes da Associação dos Amigos de Aldeia de Eiras decidiu que com esse dinheiro os miúdos podiam comprar o jogo de matraquilhos, dinheiro esse era um extra almoço convívio, uma vez que a Associação não contribuiu em nada, ou seja, monetariamente, para qualquer coisa em relação a quermesse. Os matraquilhos estão na Associação, disponíveis a todos, de borla, sendo que só se paga no dia do almoço convívio. Não entendo qual a arrogância colocada no post.
6- Mais uma vez digo que o blog não foi criado para ofender ninguém, as respostas surgem das imposturas escritas, nenhum de nós, “dos novos amantes da Aldeia”, faltou ao respeito a Aldeia nem as pessoas que nela habitam. Por descargo de consciência, não é que estivesse pesada, mas até podia ter razão, estarmos mesmo a ofender alguém sem dar conta, perguntei a 3 pessoas mais idosas da Aldeia, se se sentiam ofendidas com as nossas brincadeiras e fiquei contente com as respostas.
Por último, arregaçar as mangas é o que, quer alguns dos habitantes da Aldeia quer “os novos amantes da Aldeia”, temos feito e dado e vamos tentar não ficar por aqui, com a nossa determinação e vigor físico. Para o crescimento da Aldeia.
Resposta ao post anterior:
Não vou repetir mais o que escrevi. Se entendeu entendeu, se não... lamento.
Dezembreiras não são Janeiras e estas não são Reis.
Tradições são tradições, mas neste caso, não sei o que seja. Alguma coisa mesmo muito, muito ... "nova"
Mais que 3 pessoas me disseram que achavam execessos, mas...
Têm razão? Se assim o pretende assim seja, mas o referendo da casa mortuária mostra bem, quem não tem razão.
Não faço ataques pessoais. Isso será mania de perseguição?´
Uma ultima coisa, -O Mundo mão é a preto e branco. Bons e maus?
O aldeão
Ok, não percebi, mas também não vale a pena explicar mais....
Enviar um comentário