Caros conterrâneos
No terminar desta quadra festiva não podia deixar de tentar relatar para todos os descendentes de Aldeia de Eiras o que foi o manter das nossas tradições na Aldeia.
A Tradição cumpriu-se, no Natal o povo reuniu-se à volta da fogueira como sempre, eu não estive presente, mas os relatos dizem que apesar da chuva esteve bem animada, e, o mais importante de tudo foi o preparar da noite de Passagem de Ano, e aqui tudo se voltou a cumprir.
Acendeu-se a Fogueira (com muito custo, pois os cepos estavam muito molhados), voltou-se a fazer o tradicional Champorrion, onde novos e menos novos cumpriram o dever de provar aquela espirituosa bebida para o catarro, tocámos o sino como mandam as regras pois os menos novos levaram até ao badalo os mais novos para sentirem o dever cumprido de tocar o sino na noite da Passagem de Ano na Aldeia, e a festa durou quase até às 5 da manhã, já que a noite o permitia, nunca faltando petisco e copo na mesa. Já em 2011, e logo na 1ª noite do ano Cantamos os Versos dos Reis, porta à porta, todos entravam, para provar as delicias de cada casa, o abafado, a ginja, o medronho, o espumante de Aldeia de Eiras, o vinho, as filhoses, o bolo rei, as nozes, as passas de figo, etc, tudo o que de melhor havia em cada casa estava na mesa. No final da volta, pois desde os Castenheirinhos até à Portela, passando pelas Casas Fundeiras e pelo Forno, terminando no Centro da Aldeia e sempre á volta da fogueira que ainda ardia, fizemos o rescaldo. Aí contabilizamos quase 500,00 Euros que por decisão prévia e unânime reverterão para a ajuda ao pagamento da Reconstrução dos nossos Santos Padroeiros, São Miguel e Santa Margarida. Aqui fica desde já deixado o repto a todos aqueles que pretenderem contribuir com o seu donativo para a ajuda ao pagamento desta despesa que o poderão fazer dirigindo-se ao Paulo Igreja ou ao Zé das Sesmarias, pois está aberta a lista à espera de todos aqueles que queiram contribuir, já que vamos precisar de cerca de 1.600 Euros.
Quero deixar ainda um agradecimento especial ao Executivo da Junta de Freguesia de Amêndoa que disponibilizou meios para a recolha da lenha para as fogueiras, pois sem esta ajuda preciosa, teria sido muito difícil conseguirmos uma fogueira como aquela. O nosso muito Obrigado.
Pela Associação Amigos de Aldeia de Eiras
João Fadarra
9 comentários:
Para satisfaçam de TODOS logo que tenha tempo postarei mais algumas fotos para justificar o que disse.
Bom Ano a TODOS.
Parabéns João, mais uma vez uma bela escrita.
Aldeãos
Ainda bem que as "cantorias" foram um sucesso. E se me é permitido um bem haja para vós, cantores, pela disponibilidade do dinheiro conseguido. A reparação manutenção dos Santos padroeiros da Aldeia é uma atitude louvável. Sª. Margarida e S. Miguel são a tradição, e acima de tudo Aldeia de Eiras merece. Mas ainda é preciso mais, pois mil e seicentos euros não são pera doce.Vamos a contribuir...
Viva Aldeia de Eiras
o aldeão
Obrigado Aldeão Anonimo
pelas tuas palavras, sempre quis pensar de que também podiamos contar contigo, tens estado afastado das lides na Aldeia, mas sempre por perto não é?
A tarefa não é facil, nunca o foi, porque sempre foram e são mais a criticar do que a fazer, mas quando o Homem quer a obra Nasce.
Aqui queremos manter unicamente viva a mistica da nossa Aldeia, e para isso é preciso termos a capacidade para anexar os mais novos ao lema, afinal foi isso que também aconteceu comigo e só estava na Aldeia nos meses de ferias escolares.
Um abraço para todos
Ok, Aldeão Anonimo,ainda bem que destes a mão à Palmatoria, porque certamente também te deves lembrar ainda, de que na nossa Aldeia sempre houve o lema de trazer os mais novos para puxar a carroça, pois só assim a nossa mistica vai continuando, com erros e asneiras pelo caminho, afinal para quantas comezainas e respectivos excessos etilicos colaborastes? Na minha geração dos 50 acabavamos todos por vezes a chorar depois de muitas grades de minis bebidas e fortes discussões. Quantas vezes os mais velhos não nos e vos criticaram e vocês ou nòs diziamos que era a juventude? Será um sinal de que estamos ou estás a ficar mais velho. Afinal se não fossem estes novos Amantes de Aldeia de Eiras onde estaria a Mistica da Fogueira de Natal e Ano Novo, o tocar do sino, o Champorriom, o baile à volta da fogueira e mais uma comezaina com, e alguns (poucos para o habitual) excessos etilicos. Afinal todos fazemos falta para avivar as memoias que estiveram alguns anos esquecidas. No teu penultimo paragrafo só preciso de assinar por baixo. No Ultimo digo:VIVA A MELHOR ALDEIA DO CONCELHO DE MAÇÃO, DO DISTRITO DE SANTARÉM, DO PAÍS PORTUGAL.............DO UNIVERSO.
Todos juntos faremos de Aldeia de Eiras aquilo que queremos que ela seja.
Amigo Fadarra
Penso que te posso chamar assim, apesar de... mas tens em quase tudo razão, excepto em dois pontos, a meu ver:
1- Também participei em excessos etílicos e não tenho vergonha disso, mas, o que me referia era ao sitio onde "era praticado", na casa mortuária, que reconheça-se não é exactamente o sítio ideal para tais práticas.
2 - Sempre fui e sou um fan da juventude,e só comecei estes posts devido às "dezembreiras". As tradições são ou não para manter? Depois foi um evoluir de "diz tu , digo eu".
Sanados os "problemas". se é que existiam/ram, vamos ao ataque aos
verdadeiros problemas, começando pelo arranjo dos Santos Padroeiros da Aldeia de Eiras.
Bom ano 2011 para todos
o aldeão
Claro que sim Aldeão
Aliás é esse o meu lema, em Aldeia de Eiras sinto que só tenho amigos, como tal tu também estás no rol, estes pequenos pormenores cetamente iremos discuti-los na Aldeia num proximo encontro. E certamente irá terminar com um grande Abraço.
No que diz respeito aos teus post, espero continuar a vê-los aqui, é sinal que estamos todos vivo, assim como a vivência da Aldeia que todos ama-mos. Nascidos ou não lá, mas com raizes muito profundas.
Já agora e a talhe de foice, gostava também de ajuda para continuarmos a manter aberto um espaço no VMT , sobre Aldeia de Eiras.
Depois da tenta besteira que li, escrita pela mão do tal anónimo, aldeão, ou lá o que é, só me resta deixar-lhe um conselho: arranje uma vida! Se quer criticar, faça-o construtivamente pf; senão, remeta-se ao silêncio, a não ser (claro está) que arranje tomates para se identificar. Nesse caso, com certeza que alguém da Associação estará disponível para o ouvir.
Este é um espaço que foi criado (por acaso por mim) primeiro, num contexto de brincadeira entre amigos, e mais tarde, como meio de divulgação de Aldeia de Eiras. É tudo menos um espaço para lavar roupa suja!
E, antes de desatar a escrever que me sinto ofendida, deixe-me elucidá-lo que apenas me entristece ver tanta energia sua desperdiçada a atacar quem tenta fazer alguma coisa...
Este foi o meu 1º e último comentário aqui sobre o assunto. Apenas quis deixar bem claro que não concordo em nada com as suas ideias!
Sra Pinta
Pinta ou a falta dela!
Estou reformado e tenho várias ocupações. A Sra. que tanto quanto sei é ainda jóvem e tem emprego, não deveria estar a trabalhar às 15,35?
De onde apareceu? O que fez pela Aldeia de Eiras?
Mantenho-me anónimo, por opcão e só me identificarei, quando for essa a minah vontade. Não temo comissões e quejandos.
Só para sua informação, embora nada lhe deva explicar, tenho a dizer-lhe, respetindo, que se hoje existe a Casa do Povo, naõ foi com a sua ajuda, e moste-me algo feito por si em prol da Aldeia. Conversa fiada há muita.
Roupa suja? O que está voce a fazer com o seu post?
Não fale do que não sabe, e mais uma vez, repsito, já fiz mais pela aldeia do que você alguam vez poderá fazer.
Quem se melindra assim tem uma capacidade de emcaixe que fica demonstrada pela linguagem que apresenta no poste á qual, por boa educação, me recuso a responder.
Pensará que está no seu meio? Um pouco de humildade e boa educação tomada em pequenas doses diárias fazem muitissimo bem. Bem precisa!
Para terminar uma frase usada no Alto Alentejo: "Chegou e disse, tirou o chapeu e foi-se..."
O aldeão (puro, vedadeiro)
Enviar um comentário