11 novembro, 2010

VOZ DA MINHA TERRA

Caros Aldeãos,

A safra da Azeitona está aí a bater à porta, o rebuliço de caminhar para a horta com os panos, os sacos, as escadas, as cestas, etc, tudo já está preparado para mais esta, e até agora ainda tradição, mas que no tempo dos nossos avós, era quiça uma das maiores preocupações, pois um bom ano de azeite significava a par do porquito, era o principal para alimentar a Casa o resto do ano, e ainda dava para o candeio. Só fica o desgosto do “nosso” lagar estar fechado, pois as jornadas no lagar com as tibornas, o bacalhau assado na fornalha, os feijões com salada de almeirão tudo isto em “nada azeite”, com o vinho novo a acompanhar, já só estão nas memorias dos cotas para cima (mais de 40 anos), o que é muito triste, pois é uma das tadições que as novas tecnologias matam. Mas vamos apanhar a azeitona que este ano volta a estar muito boa, e depois, cada um à sua maneira cumprirá as tradições à sua maneira.

Boa Safra

Pela Associação Amigos de Aldeia de Eiras

João Fadarra

2 comentários:

Fadarra disse...

Agora dei em escritor de artigos para o Jornal de Mação, era um desafio que há muito tempo trazia comigo. Via com alguma tristeza não ver o nome de Aldeia de Eiras a aparecer regularmente no Jornal de Mação. Espero por algumas criticas e todas seram bem vindos. Aceito todas.

i-fadarra disse...

Primo, pois eu acho que nunca é tarde para começar a escrever, seja num jornal, num blog, no FaceBook ou no espelho da casa de banho. Quantos livros já não lemos que afinal não foram escritos pelos autores da capa? Estou a pensar por exemplop em algumas biografias de jogadores de futebol. Alguns mal sabem falar. Por isso força com a escrita. Assim, o nome da Aldeia sempre vai mais longe. E o pão torrado com o azeite novo? esqueceste-te? Como tudo isso era bom. Força primo, e bons artigos.